Literatura - Trabalho feito

 


Introdução 



O
presente trabalho aborda sobre literatura, documentação, citação e referência
bibliográfica, plágio, método e técnicas de pesquisa. Nele, desenvolvem-se
outros conteúdos ligados aos já acima descritos, de forma que há uma leitura
exaustiva e completa. 



 



 



Literatura



Literatura
é a técnica de compor e expor textos escritos em prosa ou
verso, de acordo com princípios teóricos e práticos, o exercício dessa técnica
ou da eloquência e poesia.



A palavra literatura vem do latim
“Literis” que significa letras e possivelmente uma graduação do grego
frammatike.



Exemplos de textos literários são peças
teatrais, romances, crónica, cantos, fábulas, poemas, etc.



As obras literárias carregam dentro de
si uma riqueza tal que enriquece a quem a manuseia ou lê nos seus livros
poéticos.



Aristóteles dá a entender que a
literatura tem três funções: a cognitiva, a estética e a catártica. Outros
estudiosos acrescentaram uma quarta função política social.



 



Documentação
é o conjunto de todos documentos que são ou todas fontes contendo informações
que ajudem a tomar decisões, comuniquem decisões tomadas, registos de assuntos
de interesse da organização ou do indivíduo. A documentação é essencial para o
controle de qualidade e processos.   



 



Citação



Citação
é uma marca do dialogismo linguístico feita para sustentar uma hipótese,
reforçar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. Oferece ao leitor respaldo para
que possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e também
possibilitar seu aprofundamento.



Citação de uma citação directa ou
indirecta de um texto que não se teve acesso ao original.



 



Referência
Bibliográfica



Rafael, Gina Gue -documentos
electrónicos da biblioteca de papel biblioteca digital.



 



Plágio
académico
consiste na cópia parcial (trechos, frases
ou paragrafas) ou integral de uma obra.



Plágio
é valer-se também ideias e conceitos já publicados em uma
obra sem mencionar a fonte no trabalho académico.



É usar conteúdo produzido por outra
pessoa e coloca-lo como se fosse de sua autoria.



 



Metodologia
é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados
em determinada área para a produção do conhecimento. A metodologia consiste em
uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos.



Em
outras palavras,
metodologia é
a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida
no método do trabalho de pesquisa. Ela é a explicação do tipo de pesquisa, do
instrumento que se vai usar e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que
se vai utilizar na pesquisa.



Método



É o processo para se atingir um
determinado fim ou para chegar ao conhecimento.



Trujillo (1974) apud Richardson (1999:21),
define o método como sendo “a forma de proceder ao longo de um caminho
ou percurso para o alcance de um objectivo”
. Segundo LAKATOS e MARCONI
(1994:49) citando vários autores “método” é o
caminho pelo qual se chega a determinado resultado ainda que este caminho se
tenha fixado de antemão de modo reflectido e deliberado”.



O método não
é nada de saberes, mas sim, a maneira ou modo, o caminho usado para dar esse
saber. Dai que, baseando-se nesta perspectiva, alguns investigadores chegam a
definir cientificamente o método como
fosse uma forma de organização dos conhecimentos, tendo em vista os objectivos
do programa de formação, as características dos alunos e os devidos recursos em
disposição.



Os principais métodos são:



Pesquisa qualitativa, quantitativa,
descritiva, exploratória, explicativa, bibliográfica e pesquisa do campo.



Segundo Chizzotti (2000:78), “a abordagem qualitativa parte do fundamento
de que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma
interdependência viva entre o sujeito e o objecto, um vínculo indissociável
entre o mundo objectivo e a subjectividade do sujeito”.



Na pesquisa qualitativa, é necessário que o
sujeito que faça parte integrante da observação dos fenómenos de modo que lhe
possa atribuir um significado de acordo com o observado no local da
investigação.



Pesquisa qualitativa argumenta os resultados
do estudo por meio de análises e percepções. Segundo Ortegay Gasset técnica é o
procedimento ou conjunto de procedimentos que têm como objectivo, obter um
determinado resultado seja no campo da ciência, da tecnologia, das artes ou em
outra actividade qualquer, segundo Levy (188).



Segundo Gil (1999) “as
pesquisas descritivas exploratórias, permitem estudar o nível de entendimento
de uma determinada comunidade ou estrato social em relação a um determinado
tópico de pesquisa proporcionando uma visão geral acerca desse facto. É usado
especialmente quando o tema em alusão é pouco explorado”.



Método
Bibliográfico



Na pesquisa que pretende-se realizar
entende-se que será necessário ler e colher informações de alguns autores que
se interessaram e que escreveram sobre o assunto, por forma a balançar as suas
teorias e a realidade no terreno, sendo assim, o método de pesquisa
bibliográfica,
que é conceituado como conjunto de “fontes secundários que abrange toda a bibliografia já tornada publica
em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais,
revistas, livros, pesquisa monográficas, teses, material cartográfico, etc”

(MARCONI e LAKATOS, 1999;66).






Bibliografia



CHIZZOTTI, António. Pesquisa em Ciências Humanas e Social. 3ª edição. São Paulo.
Cortez. Editora, 2000.



MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva
Maria. Metodologia do Trabalho
Científico
. 6ª edição. São Paulo. Editora Atlas, 2001.






 








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